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Marketing de Conteúdo na sua Empresa

É um momento pulsante para se estar no ambiente de marketing. Os proprietários de pequenas empresas podem agora competir em (quase) igualdade de condições com as grandes marcas, tudo por meio das boas práticas e uso do marketing de conteúdo.

Independentemente do tamanho do seu negócio, o objetivo é o mesmo: usar conteúdo relevante para atrair clientes qualificados.

Por mais que o conceito básico por trás do marketing de conteúdo não seja tão difícil de entender e colocar em prática, alcançar melhores resultados através da criação e promoção de conteúdo pode ser.

Este post destaca 5 maneiras de levar o seu marketing de conteúdo para um próximo nível. Vamos?

Incorporar o storytelling

Eu sempre faço questão de destacar o poder de uma história. Contar histórias é uma parte integrante do marketing de conteúdo. As histórias têm uma maneira de criar conexão emocional entre o leitor e o negócio/produto.

Tome como exemplo uma prestadora de serviços de enfermagem. Em vez de falar sobre o quão qualificados e eficientes são os seus funcionários, é mais interessante que se use as experiências pessoais e diárias dos enfermeiros.

Ao contrário de mostrar o cuidado que os seus pacientes recebem, eles compartilham relatos em primeira mão dos próprios pacientes e seus familiares.

Essas histórias, além de serem mais atraentes do que um anúncio, por exemplo, também criam um sentimento de confiança e familiaridade perante o público.

Decida o objetivo do conteúdo

Um dos maiores desafios no marketing de conteúdo é determinar o ROI. A principal razão para isso é muito simples: muitos não têm ideia do que querem realizar com o seu conteúdo.

  • Antes mesmo de começar a elaborá-lo, é preciso determinar exatamente o que você espera como feedback desse material. Algumas possibilidades:
  • Maior visibilidade na mídia social: alcance total, ações, retweets, etc.
  • Novos leads captados por e-mail marketing, angariar contatos através de formulários.
  • Vendas: configurar o acompanhamento para que você possa ver, exatamente, qual é o conteúdo que leva o consumidor para a conversão.

Depois de saber quais resultados deseja alcançar, então poderá acompanhar as métricas correspondentes e análises para observar o progresso.

Invista tempo na distribuição

A maioria do conteúdo que é publicado na internet recebe pouca ou nenhuma tração em termos de backlinks e interações sociais.

Isso porque muitos empreendedores investem a maior parte de seu tempo e recursos na criação do conteúdo, mas, ao mesmo tempo, gastam muito pouco na promoção desse mesmo conteúdo.

  • Alguns canais para distribuição são:
  • Sua lista de e-mail
  • Mídia social: organicamente, compartilhando o conteúdo com seus fãs e seguidores ou através de anúncios pagos e posts promovidos
  • Assinantes RSS
  • Agregadores de conteúdo

Guia de estilo

Há muitas estratégias para a criação de conteúdo dentro de uma organização. As empresas maiores podem ter um departamento de marketing de conteúdo dedicado, ao passo que as empresas menores podem terceirizar sua criação para alguns freelancers.

Em qualquer um desses cenários, são grandes as chances do seu conteúdo ser concebido por várias pessoas diferentes.

Com o objetivo de garantir a consistência na gramática, tom e formatação, é recomendável a criação de um guia de estilo de conteúdo, para toda a empresa. Alguns dos elementos que devem ser incluídos no guia são:

  • Quais os termos do mercado em questão serão hifenizados, capitalizados, etc.? Você pode achar que há uma grande variação dentro de sua indústria, então a chave é consistência e precisão.
  • Quando e de que maneira você usará as pontuações mais comuns (dois-pontos, vírgulas e parênteses)?
  • Qual será a pegada dos seus textos? Mais formal e acadêmico ou pessoal e informal?
  • Gostaria que os seus redatores sempre usassem um link interno para os outros textos publicados? Quando e como devem fazer essa ponte? Que tipo de texto âncora eles devem usar?
  • Quantas imagens devem ser incluídas em cada parte do conteúdo? De que fontes devem ser retiradas essas imagens?

Use personas

Se você quiser criar um conteúdo que vá de encontro com os anseios do seu público-alvo, é fundamental que se estabeleçam algumas personas.

Estas personas – personagens fictícios de seus clientes ideais – podem ajudá-lo a abordar a criação de conteúdo e o processo de divulgação e distribuição de uma perspectiva mais focada no seu target.

Não existem regras quando se trata em definir personas. Você pode criar quantas quiser ou apenas uma; elas podem ser altamente detalhadas e específicas, ou então construídas com um enfoque mais raso.

Alguns elementos a considerar são idade, sexo, status social ou econômico, profissão, estado civil e outros interesses variados.

Uma vez concebida as personas, a partir daí, você pode usá-las para guiar o seu processo de criação de conteúdo.

Quando você sabe exatamente para quem está escrevendo a definição dos temas, estratégias, tom, linguagem, tipo de conteúdo e formas de distribuição, tudo isso fica mais claro e prático.

Conclusão

Sempre haverá ideias e formas de melhorar o seu marketing de conteúdo. Muitos dos itens acima podem ser resumidos em uma frase: descobrir o que seu público quer – como e quando querem – e, em seguida, entregar exatamente o que eles estão pedindo.

Seguir essa linha de ação não só levará a uma melhor experiência do usuário, como também a um aumento de conversões e vendas de seus serviços.