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Brand Journalism e Content Marketing de mãos dadas

São dois os caminhos percorridos pelas pessoas que chegam para trabalhar com Marketing de Conteúdo.

Algumas são jornalistas que decidem assumir a operação editorial de uma marca, por exemplo.

O outro lado é composto por profissionais de marketing que abraçam o conteúdo, principalmente quando percebem que o que os clientes querem das marcas exige uma mudança na abordagem.

As pessoas que vêm do jornalismo tendem a ver o marketing de conteúdo como um desafio, um momento de criar uma grande operação de mídia apenas com o apoio de uma marca.

Já a galera do marketing percebe o conteúdo muito além de uma simples função dentro da área.

Inserido na máquina de marketing, o content é algo muito poderoso porque ele nutre e alcança potenciais conversões.

É palpável a tensão entre os dois campos. Porém, as organizações mais bem sucedidas contratam jornalistas e profissionais de marketing porque eles se complementam, e juntos criam conteúdos mais eficazes do que se estivessem sozinhos.

As empresas, inteligentemente, irão organizá-los em times integrados.

Mesmo que muitas delas ainda estejam atrasadas nesse “jogo”. Algumas não sabem se e porque precisam de conteúdo e quais os problemas que as histórias irão resolver.

Por mais difícil que possa ser, as marcas precisam de uma estratégia detalhada antes de iniciar a produção de conteúdo.

Ignorando essa etapa, elas serão apenas mais uma num mar de obviedades.